top of page
  • Foto do escritorHenrique Pagnoncelli

Oportunidades e desafios para 2021


Prof. Henrique Pagnoncelli

Parapsicólogo clínico

Blumenau/SC


Novo ano se inicia. Novo ciclo se abre. Em retrospectiva, temos a oportunidade de aprendizado. O ano que se encerrou foi desafiador para todos. Temos muito a rever e aprender. Não se trata de lamentar-se e nem de julgar. Isso nos engessa, paralisa e desarmoniza. Tudo é um aprendizado, principalmente se houver humildade. A questão fundamental que se nos impõe é: o que importa na vida? Que valores preservar e que valores resgatar?


Importar é trazer de fora para dentro. O que estamos importando, ou seja, o que é importante para nós. O que estou trazendo no meu interior me faz melhor? Responder a essa indagação é oportunidade de superar muitos desafios para este ano, principalmente quando importo valores como a família (nossa origem, a fonte de onde veio a vida para nós), a fé, o amor, a compaixão, a amizade, a sabedoria. Importar-me com isso me humaniza, me faz melhor acerca de mim mesmo. Num processo evolutivo, devemos seguir o movimento desses valores com consciência, seguir em frente. Fortalecer esse campo para que ele atue sobre nós e em nós, tornando-nos melhores para nós mesmos e, consequentemente, para os outros. Por essa razão, campo morfogenético! Isto é, campo que dá forma ao nosso jeito de ser e de viver.


Em perspectiva para 2021, sonhar e realizar. Cuidar de si é o ponto de partida. O autoconhecimento situa e, assim, você pode seguir com segurança.


2021 é um ano de oportunidades e também de muitos desafios. A energia do amor está presente. Nos relacionamentos, a oportunidade de um poder olhar para o outro, dar-se a conhecer e conhecer o outro. Ir ao encontro do outro e se revelar como se é. Porém, para dar esse passo, é indispensável conhecer-se e acessar a sua essência. Ali estão seus valores que trazem sentido à existência. A energia do amor próprio moverá você a vida toda. Essa é a emoção (movimento que vem de dentro para fora de você), canalizada de forma amorosa, que dinamizará este ano. O amor é a busca da unidade. Que neste ano o amor se multiplique. Aqui há um desafio: evite atitudes impulsivas, impensadas, não inteligentes. Pare, olhe, escute e depois siga em frente, para não ser atropelado pelo trem desenfreado das emoções desgovernadas.


Sim, sair da zona de conforto, que o deixa desconfortável, para realizar todos os seus sonhos. Se observarmos bem, na nossa vida, tudo dá certo. Cada coisa acontece a seu tempo e temos tempo para tudo. Então, não deixe o pessimismo nem o negacionismo criarem empecilhos no seu caminho, pois seria autossabotagem — criar problemas para si, de modo a não seguir em frente com leveza e naturalidade. As perspectivas se abrem a partir do seu pensamento e da sua imaginação. Pensamentos bons e uma imaginação criativa para a evolução e com foco no propósito. Não se distraia nessa jornada. A tentação está sempre presente e nos chama. Dessa maneira, existe a necessidade de ter clareza de propósito. Saber o que se quer e se ocupar com isso. Saber igualmente o que nada acrescenta e não se quer, e não se ocupar com isso. Importar-se com o novo que emerge todos os dias. O novo nos chama, mas o velho nos desafia a nada mudar. Uma afirmação recorrente e paradoxal é “Não está bom, mas está bom”, ou seja, deixar tudo como está. O medo do novo, do futuro, não pode ser mais forte do que nosso espírito renovador. É você quem decide o seu destino. Portanto, reconhecer a existência de crenças limitantes instaladas como programas no seu subconsciente e ressignificá-las se faz necessário. A partir de então, você pode direcionar a vida para um viver harmônico, realizando seus sonhos.


Outro desafio são as mudanças que somos chamados a viver. Vale dizer: se precisamos mudar é porque, distraidamente, paramos de evoluir, pois a vida é constante mudança. Evitar rompantes irracionais desencadeados pela ansiedade causada pela pressa de ver resultados. O imediatismo nos faz tropeçar e dispersar ainda mais tempo. Essa atitude pode levar a prejuízos irreparáveis. Pensar duas vezes antes de falar é uma ótima dica. Agir com consciência é dar passos assertivos e seguros.


Tudo pode mudar, para melhor, se você mudar. Portanto, aja e faça acontecer. Não adie mais seus sonhos. Este ano é de realizações. Que essas realizações sejam numa perspectiva otimista e próspera.



Por Henrique Pagnoncelli




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EU SOU!

bottom of page