top of page
  • Foto do escritorHenrique Pagnoncelli

Normal e Natural




Nós nos comunicamos através de palavras e frases, escritas e faladas, através de gestos e atitudes. Na comunicação, há um emissor e um receptor. Emitimos mensagens também via pensamentos e imagens. Estes são decisivos nas nossas relações interpessoais. Havendo imagens, programações negativas de si e/ou de alguém no universo inconsciente, certamente serão promovidos eventos desarmônicos na convivência social. Havendo conteúdos positivos na nossa mente subconsciente, os acontecimentos serão harmônicos. Dar-se conta de que a origem disso está no nosso subconsciente é tomar consciência, despertar do sono que nos leva a movimentos automáticos, irracionais e inconscientes. Atentar-se para esse fator é de suma importância para termos qualidade de vida e qualidade no conviver.

A consciência permite-nos sair do normal e resgatar o natural. Sim, há diferença entre esses dois conceitos. Normal é associado a “normas”, hábitos adquiridos e passados adiante de forma oral e não escrita. Isso acontece de forma mais evidente no sistema familiar, onde estamos desde que nascemos. É comum usarmos a expressão aos sermos cumprimentados cotidianamente: “Como está?”, “Tudo normal!” Tudo funcionando dentro do habitual. E aqui nos deparamos com lealdades invisíveis e vivenciadas de forma inconsciente. Repetimos padrões familiares transgeracionais por hábitos “normais” dentro de um determinado sistema em que estamos inseridos ao nascermos. Não são questionados porque não são percebidos. Dessa maneira, são reproduzidos normalmente por uma lealdade invisível. A palavra lealdade tem origem no latim, que significa lei. Lei, lealdade, norma, normal, hábito, tudo fundado em crenças negativas que herdamos. Havendo doenças, falências, violências, perdas nas gerações anteriores, é “normal”, por fidelidade a isso, nos mantermos no mesmo padrão, obviamente de forma inconsciente.

Despertar e tomar consciência para recuperar a nossa naturalidade. Sair do trilho, do normal e do previsível e adentrar ao natural, na trilha onde há uma infinidade de possibilidades de caminhos. Nossa criatividade reside no natural e não no normal. Este é reprodutivo, limitante. Aquele abre perspectivas e novos horizontes. A natureza nos permite viver na expansão da Consciência e, como resultado, uma vez situados, viver mais seguros.

Nossa convivência e nossa comunicação se darão também de forma natural, criativa e leve. Nossos gestos, nossas palavras, nossos pensamentos manifestar-se-ão de forma coerente, pois se expressa fora de nós o que está dentro. Que nossas lealdades sejam sempre a partir de princípios e valores que nos elevem para uma vida naturalmente com propósito e sentido.

Por Henrique Pagnoncelli

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EU SOU!

bottom of page